A Importância dos Tios e Avós na Vida dos Nossos Filhos
Será que os tios e avós, têm ideia de quanto são importantes nas vidas dos seus sobrinhos e netos?
Sim, na maioria das vezes, os tios e avós sabem a importância que tem para seus netos e sobrinhos.
Mas, diferentemente, do que os pais esperam, os tios e avós geralmente, “bagunçam” a relação entre pais e filhos no sentido de manter a educação que os pais esperam.
Apesar deste comportamento dificultar a educação que seus pais passam para seus filhos, por outro lado, esta relação entre avós e netos e tios e sobrinhos, tendem a deixar as crianças mais felizes e ativas.
Mas afinal qual a importância deste relacionamento?

Eles podem ser vistos como aquela figura que equilibra o rigor dos pais e a doçura dos avós, porque não têm obrigação de educar o tempo todo nem de paparicar sempre.
Podem ser também encarados como aquelas pessoas mais experientes, que parecem muito com os pais, mas não são.
Portanto, muitas vezes as crianças se sentem mais à vontade de conversar com eles assuntos que exigem ser tratados com carinho, só que com um distanciamento emocional que talvez os pais não conseguiriam.
Mas não é só isso…
Outro quesito importante é que os tios e avós, ao acompanharem uma situação de conflito por exemplo, servem como base para firmar, realçar, apoiar a posição e autoridade dos pais.
Assim, a criança vê e percebe a importância fundamental de ouvir, obedecer e amar seus pais.
Pensando assim, devemos procurar reunir mais os tios e avós em reuniões familiares com jogos participativos, jogos de desafios, entre outros que aumentam a capacidade de socialização das crianças.
Inclusive, esta relação é tão importante que as famílias norte-americanas e de outros países, costumam reunir a família toda para participarem de jogos de competição, com o intuito de aumentar ainda mais os laços familiares, o senso de grupo e fortalecimento da base familiar.
Então, segue algumas dicas para que haja um equilíbrio saudável e importante entre, pais, avós, netos e sobrinhos:
1) Reúna periodicamente toda a família para participar mais ativamente dos relacionamentos familiares;
2) Crie para estas reuniões familiares, jogos, brincadeiras e atividades de modo a poder formarem times.
2) Eduque seus filhos, mostrando a autoridade de cada um, e a diferença que os pais tem entre os avós e tios com relação a eles;
3) se possível, faça uma reunião com os tios e avós separadamente para combinar algumas situações e comportamento esperado com os comportamentos pretendidos deles.
4) Quando houver algum conflito de expectativa, procure resolvê-los em particular e de preferência em um momento em que os ânimos de todos estiverem.
Se você gostou deste post, comente abaixo o que você achou e compartilhe…
Link deste post:
Visite também nossa loja com itens para toda a família.
LInk da loja: https://www.dimmes.com.br/loja
d
Você pode gostar
Autismo – O Que É – Sintomas – Tratamento
29/05/2019
Porque Brincar é Essencial Para O Desenvolvimento Da Criança
29/05/2019