sindrome-de-irhlen
Educação,  Patati Patatá e Dimmes

SINDROME DE IRLEN – Seu Filho Pode Ter. Como Identificar?

O que é?

Uma dificuldade relacionada à Manutenção da Atenção, Compreensão e Memorização e à atividade ocular durante a leitura, que ocasiona um Déficit de Aprendizado.

A Síndrome de Irlen – que recebeu o nome da Dra. Helen Irlen, psicóloga americana  responsável pela descoberta e pelos estudos internacionais sobre o assunto – ainda é muito pouco difundida no Brasil.

No Brasil existe um único hospital que atende casos de Irlen; ele fica em Belo Horizonte, o HOlhos do Dr. Ricardo Guimarães e a especialista em Irlen é a Dra. Marcia Reis Guimarães. http://holhos.com.br/

Este é um problema que ocorre com mais 46% das crianças com dificuldades escolares, e que é pouco conhecido em nosso País.

Depoimento

Para demonstrarmos melhor sobre este assunto, temos um relato de uma mãe, falando sobre sua filha que é portadora desta síndrome. Acompanhe a seguir:

“A minha filha mais nova de13 anos, desde muito cedo apresentava problemas de comunicação e aprendizagem.

Então, fomos obrigados a  procurar  inúmeros profissionais, como pediatras, oftalmologistas, otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, psicopedagogos, neurologistas e psicólogos.

O objetivo era identificar exatamente qual a dificuldade e como poderíamos ajudá-la.

Ela então passou por vários diagnósticos.

A conclusão que se chegou é que ela possuía déficit de atenção e DPAC (Distúrbio do Processamento Auditivo Central).

Foi constatado que ela possuía um QI acima da Média, porém, não processava as informações de forma correta.

Assim, iniciamos os tratamentos, mas percebemos que existia algo a mais.

Mais recentemente ela começou a se queixar de uma dificuldade para enxergar; sentia sono ao tentar ler e novamente a levamos ao oftalmologista.

Depois de fazer mais uma série de testes, não foi detectado nenhum problema visual, ao contrário, comprovou-se que ela enxerga muito bem.

Nesta ocasião então, relatamos a oftalmologista que ela fazia o tratamento de DPAC, e foi aí que ela nos falou sobre a Síndrome de Irlen.

Nossa oftalmologista nos explicou que em todo o Brasil existem profissionais chamados Screeners, certificados pela Dra. Marcia, tornando-se aptos para aplicação da metodologia, identificação dos déficts, além de seleção do melhor recurso (overlay- transparência de acetato) para o uso individualizado da criança.”

Quem Tem Este Problema?

Condição que afeta pessoas de todas as idades, com Inteligência Normal ou Superior à média e está relacionada à desorganização no cérebro, das informações recebidas pelo Sistema Visual.


Overlay, usado para o teste da Síndrome de Irlen

 

Pesquisas realizadas no Brasil são ainda mais alarmantes: a cada 7 crianças ao menos uma apresenta algum nível de dificuldade relacionada ao Irlen!

Como Identificar

O método Irlen, consiste na avaliação do problema e indicação de sobreposições coloridas chamadas de overlay (transparências de acetato) sobre os textos ou filtros seletivos (lentes coloridas em óculos que recebem um tratamento nos Estados Unidos).

Soluções

As transparências de acetato, ou overlay são colocadas sobre o texto ou em frente à tela do computador para que filtrem o excesso de  luz .

Já os óculos com lentes coloridas e especiais, facilitam o dia a dia da criança e devem ser usados o tempo todo, inclusive em ambiente fechado.

Isto porque a luz branca, que é a mais comum em escolas, supermercados e estabelecimentos comerciais de modo geral, é a mais prejudicial para o Irlen, inclusive mais incômoda do que a luz solar.

Os óculos demoram para ficar prontos e até lá nossa filha está utilizando o overlay para  as leituras e tarefas escolares.

A cor das lentes varia de acordo com a faixa de luz que precisa ser filtrada, tudo isso é testado pela Oftalmologista.

P.S.: Imagine seu filho indo para a escola  com o Patati Patatá?

Se você é fã do Patati Patatá não pode deixar de conferir os produtos da   dupla mais amada do Brasil!   

Link da loja:
https://www.dimmes.com.br/loja/index.php

Se você gostou deste post, compartilhe para seus amigos…

Link deste post:https://www.dimmes.com.br/blogpp/sindrome-de-irlen-seu-filho-pode-ter-como-identificar/(abrir em uma nova aba)

Faça também um comentário sobre o que você achou deste post!

 https://www.dimmes.com.br/loja/index.php

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *