Frio chegando. Como se prevenir das temidas doenças do inverno com eficiência?
O inverno se aproxima e nunca é cedo demais para começar a se preparar para ele. Ainda mais agora com a pandemia do Coronavírus que veio para ficar junto com outros vírus que se espalham principalmente no inverno.
Isso também inclui a saúde dos pequenos, especialmente os bebês, já que são os que mais sofrem durante esta estação, por não possuírem imunidade suficiente.
As doenças mais comuns no inverno são:
- Gripe;
- Alergias na pele por conta de cobertores, água muito quente, aquecedor de ambiente;
- Problemas respiratórios, como bronquite, asma, rinite;
- Febre;
- Dor de ouvido.
Mas existem outras doenças mais graves como pneumonia, tuberculose entre outras.
O inverno começa oficialmente dia 21 de junho e, com ele, os cuidados devem ser maiores do que em outras estações do ano.
Crianças e idosos são os que mais sofrem de problemas respiratórios, já que possuem um sistema imunológico mais frágil e ficam mais suscetíveis aos vírus e bactérias presentes no ar.
Até os dois anos de idade, o sistema imunológico das crianças está em formação, e isso torna seu organismo um alvo fácil para as doenças do inverno.
Por isso, nessa idade, é importante procurar um médico quando uma gripe ou resfriado aparecer. Evite também lugares fechados e com aglomeração de pessoas, pois a chance de contaminação é ainda maior;.
O aleitamento materno é uma grande fonte de anticorpos e ajuda na formação do sistema imunológico dos bebês. Por isso a recomendação de evitar leites industrializados pelo menos até o sexto mês de vida da criança.
Veja abaixo mais algumas dicas que vão ajudar a manter os pequenos longe das gripes e resfriados:
– Fique de olho na carteirinha de vacinação: vacinas em dia evitam contágio de doenças graves. Se possível, procure também aplicar a vacina da gripe, disponível nos postos de saúde próximo ao início do inverno;
– Evite fumar ou manter fumantes em locais próximos às crianças, pois a fumaça é tóxica e causa irritação nas vias respiratórias;
– Caso seu filho apresente sinais de gripe ou outra doença respiratória, evite levá-lo à escola para não espalhar os vírus ou bactérias.
O repouso em casa também irá ajudá-lo na recuperação, embora, por causa do isolamento social por conta do Coronavírus, as crianças já estão em casa porque as aulas estão suspensas.
– Agasalhe bem seu filho, PRINCIPALMENTE, PEITO E COSTAS, colocando se possível a parte de baixo da camiseta por dentro da calça, evitando assim qualquer contato com o ar frio do ambiente.
Porém não o agasalhe em excesso: o calor excessivo pode fazer a criança transpirar e deixá-la mais exposta ao frio;
– Evite ao máximo o contato de crianças com pessoas com sintomas de gripe ou qualquer outro descrito anteriormente.
Considerando a pandemia do Coronavírus, faça os procedimentos de assepsia das mãos, objetos e roupas, sempre que voltar para casa, após tiver que sair , além do uso da máscara o maior tempo possível, é claro.
Com todos esses cuidados, fica mais fácil manter a criançada saudável e longe das doenças do inverno!
Deixe um comentário dizendo o que você achou deste post.
Se quiser compartilhá-lo, segue o link deste post abaixo.
Este post é um oferecimento de Dimmes Loja virtual. A loja que vende produtos oficiais do Patati Patatá.
Se você e seu filho são fãs do Patati Patatá, visite nossa loja em https://www.dimmes.com.br/loja/index.php
Você pode gostar
Como surgiu o Dia das Mães
07/05/2021
9 dicas de como se proteger de uma invasão domiciliar
08/07/2023