9 dicas de como se proteger de uma invasão domiciliar
Em uma era digital repleta de desafios, é fundamental manter-se informado e protegido em todas as áreas da vida. Recentemente, abordei a importância de navegar e fazer compras com segurança na internet, bem como dei dicas valiosas para evitar o “golpe das maquininhas“. Se ainda não teve a oportunidade de ler esses posts, aproveite para conferir:
[Ver Post: Como Navegar com Segurança na Internet]
[Ver Post: Como Evitar cair no Golpe das Maquininhas]
Hoje, porém, quero chamar sua atenção para um tema crucial: A proteção contra invasões em residências e estabelecimentos comerciais.
Essa questão tem sido uma crescente preocupação e, com base na minha experiência militar e policial, preparei algumas orientações preciosas para fortalecer a segurança do seu espaço.
9 dicas de como se proteger:
1) Mantenha uma Aparência Viva: Evite deixar a fachada do local com aspecto de abandono, especialmente se for viajar. Peça a um vizinho que recolha correspondências e mantenha o local com aparência de uso normal.
2) Remova a Campainha: Desative a campainha do local e tampe o buraco deixado com uma “placa cega”. Isso evita que possíveis suspeitos toquem a campainha e identifiquem a ausência de moradores.
Sem a campainha, qualquer tentativa de chamar atenção exigirá do suspeito bater palma e com isso, irá fazer barulho, o que ajudará alertar os vizinhos.
3) Crie um Grupo de Vizinhos: Forme ou participe de um grupo de vizinhos da rua com o foco específico em segurança. Essa rede de apoio pode compartilhar informações e alertas importantes.
4) Avisos de Viagem: Ao viajar, avise um vizinho ou os integrantes do grupo de segurança. Isso os deixará mais atentos e ajudará a manter o local seguro.
5) Invista em Câmeras de Segurança e Alarme: Adquira câmeras de segurança e alarme. Hoje em dia, existem câmeras sofisticadas capazes de exibir e gravar imagens coloridas em HD, mesmo no escuro.
Além disso, algumas câmeras possuem a função alarme capazes de alertá-lo em tempo real por meio da internet.
O custo desses equipamentos reduziu significativamente ao longo do tempo, tornando-os acessíveis a todos.
Mas é preciso tomar cuidado com a procedência para garantir que os equipamentos de segurança desejados são confiáveis.
[Aqui está uma câmera (funciona também como alarme), que testei pessoalmente e recomendo]
6) Placas de Alerta: Coloque uma placa na fachada informando que o ambiente é monitorado, com o texto do tipo “Ambiente protegido” ou então, “Sorria, você está sendo filmado”. Se possível. adicionar uma imagem de um olho humano. Está comprovado cientificamente que mensagem e imagem como estas, inibem atitudes suspeitas no local.
7) O Poder de um Cão: Considere adotar um cachorro, por menor que seja.
-
Isto porque, a presença de um cão inibe os meliantes, pois eles preferem locais sem complicações para agir.
8) Verificação ao Chegar em Casa: Antes de entrar na quadra da sua residência, olhe pelo retrovisor do carro para verificar se há alguém seguindo você. Se perceber algo suspeito, dê uma volta no quarteirão antes de retornar à sua casa.
9) Esteja Atento a Estranhos: Se notar alguém a pé, mesmo do outro lado da rua, siga o mesmo procedimento. Vigilância e atenção podem ser cruciais para evitar situações perigosas.
Foi quando. em questões de segundos, ao olhar para trás, como de costume, lá estava ele atrás de mim, já na mesma calçada pronto para dar o bote.
O que me salvou foi o meu hábito de adotar a dica anterior, onde deu tempo de correr e adentrar a um estabelecimento comercial e pedir ajuda, antes que ele pudesse me alcançar.
Lembre-se, a segurança é responsabilidade de todos. Compartilhe essas dicas valiosas com seus amigos e familiares, para que também possam se proteger contra invasões. Comentários são bem-vindos!
Vamos juntos tornar nossos lares e comércios mais seguros.
Proteja-se e compartilhe o conhecimento!
Você pode gostar
Como se proteger e não cair no “GOLPE DA MAQUININHA”
05/07/2023
Como surgiu o Dia das Mães
07/05/2021