dificuldade de aprendizagem
Educação,  Patati Patatá e Dimmes

Dificuldade ou Transtorno de Aprendizagem. Você Sabe a Diferença?

 

O que é

Dificuldade de aprender é diferente de transtorno de aprendizagem.

Alguns educadores, pais e outros profissionais confundem esses conceitos, o que pode levar a procedimentos equivocados que prejudicam o bom desenvolvimento da criança.

 

E O que fazer, quando a professora ou alguém da escola, chama você e diz que o seu filho não aprende como seus colegas?

É aquela famosa frase é dita para você: seu filho não consegue “acompanhar” a turma.

 

Como resultado, esse aluno tem uma dificuldade de aprendizagem, termo usado geralmente para dizer que ele apresenta defasagem para adquirir uma ou mais competências, mas sem uma causa evidente

 

Seu filho está com algum problema e é preciso pesquisar os motivos e ajuda-lo.

Possibilidades

Diante de situações como esta, a discussão entre pais, familiares, especialistas, normalmente pode chegar a duas possibilidades:

– A primeira

É de que a criança apresenta alguma dificuldade de aprendizagem que pode ser causada por algum acontecimento ou situação durante a sua vida.

Acontecimentos como:  Mudança de escola, troca de professor, separação dos pais, perda de alguém muito  próximo ou querido…

Porém, se essas dificuldades são persistentes e acompanham a criança por muito tempo, em uma ou mais áreas do conhecimento, e sem uma causa evidente (deficiência sensorial e intelectual), provavelmente ela tem um transtorno de aprendizagem.

Entretanto, em condições normais, infelizmente esses transtornos só são percebidos no ensino fundamental.

Por outro lado, na Educação Infantil, se os pais ou os educadores prestarem mais atenção, com um cuidado maior, é possível perceber alguns sinais e começar a tomar atitudes, antes que possam prejudicar ainda mais a criança.

 

-A segunda

  é que a criança pode apresentar um único transtorno (dificuldades na leitura, para escrever ou até fazer contas) ou vários destes ao mesmo tempo.

 

O que fazer?

É  importante saber que, quando o professor tiver nas suas mãos, um aluno que apresente dificuldade para aprender, a melhor a fazer é diversificar as formas de ensino, ficando atento ao perfil de aprendizagem de cada um de seus alunos. 

 

É fundamental conversar com os pais dando orientações para que procurem ajuda de especialistas para o seu filho.

Importante dizer, que além de todas as providências, para todos os casos, de transtorno ou não, é demonstrar o seu amor por seu filho, ajudando-o e dando todo apoio.

Também,  observe  atentamente os seus limites e, mais que tudo, enfatizar seus talentos.

 

P.S.: Imagine seu filho indo para a escola  com o Patati Patatá?

 

Se você é fã do Patati Patatá não pode deixar de conferir os produtos da   dupla mais amada do Brasil!

Link da página da promoção:   https://www.dimmes.com.br/loja/index.php

Se você gostou deste post, compartilhe para seus amigos…

Link deste post: https://www.dimmes.com.br/blogpp/dificuldade-ou-transtorno-de-aprendizagem-voce-sabe-a-diferenca/(abrir em uma nova aba)

E Comente este post em :

https://www.facebook.com/lojapatatipatata/photos/a.558937664161358.1073741828.558816684173456/1651576348230812/?type=3&theater

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *